O trabalho do cupim é silencioso e devastador. Conhecidos como siriri ou aleluias, eles saem das tocas para buscar a luz e o acasalamento. Se forem bem sucedidos formarão novos núcleos.
Originário do sudoeste asiático, o cupim subterrâneo ou cupim de solo se alimenta de madeira, do concreto, do isopor e até do azulejo. No Brasil ele não encontra predadores.
Um dos primeiros sinais da ocorrência de ataque de cupins no interior da identificação é a presença de resíduos (provenientes do ataque de cupins de madeira seca ou do ataque de brocas de madeira) junto à peça atacada ou a ocorrência de orifícios ou fendas na superfície da madeira.
O sinal típico da ocorrência de cupins subterrâneos é a construção de túneis de terra, que envolvem a peça de madeira a ser atacada.
Para exterminar os nichos do cupim-subterrâneo ou cupim de solo é necessário agir de forma estratégica. Boa parte do trabalho é feita preventivamente, uma vez que não adianta focar o tratamento somente onde os insetos estão atacando.
Os cupins de madeira seca são mais fáceis de controlar porque as colônias são pequenas e estão instaladas em uma peça de madeira.
Produtos:
OS produtos utilizados são solventes orgânicos (para os casos de cupim de madeira), e descupinicidas devidamente registrados no Ministério da Saúde.
|